Saiba como agir para a prevenção e controle de perdas no varejo que causam mais de R$ 21 bilhões em prejuízos e desperdícios anualmente
A prevenção e controle de perdas no varejo é fundamental para o setor financeiro e até para a continuidade dos negócios. Afinal, existem diversas situações que causam prejuízo neste setor, desde vencimento de produtos até furtos.
Para se ter ideia, as quebras correspondem a 1,38% do faturamento líquido do varejo brasileiro, o que totaliza R$ 21,46 bilhões em prejuízos e desperdícios, de acordo com dados da 2ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro.
Dentre as principais causas para essas perdas destacam-se:
- Quebras operacionais – 36%
- Furtos externos – 20%
- Erros de inventário – 13%
Diante disso, entre outras medidas, os varejistas utilizam recursos tecnológicos para monitorar seus estabelecimentos e atuar de maneira preventiva.
Uma das soluções mais implementadas é o monitoramento analítico inteligente, que ajuda a reduzir as perdas, a partir do controle dos espaços, por meio de dispositivos que reconhecem atividades suspeitas e geram alertas à equipe local.
Contudo, a prevenção e controle de perdas no varejo vai muito além de implementar recursos tecnológicos. Saiba mais a seguir!
Leia também: Saiba o que é o monitoramento em laboratórios de análises clínicas
Conheça as principais práticas de prevenção e controle de perdas no varejo
1. Treine e capacite os funcionários
Como visto, as quebras operacionais e os erros de inventário, juntos, correspondem a 49% das quebras e, por isso, é um dos maiores desafios do setor varejista.
Para evitar esses prejuízos, uma das melhores práticas é treinar, instruir e capacitar os funcionários continuamente.
Nesse sentido, treinamentos de conscientização e eficiência operacional são excelentes opções para a prevenção e controle de perdas no varejo.
2. Gerencie corretamente o estoque
Em seguida, é preciso também fazer uma boa administração do estoque, para que os produtos sejam armazenados de maneira inteligente, prática e eficiente no depósito.
Para isso, a tecnologia é uma aliada importante para otimizar e até automatizar processos de recebimento, registro, posicionamento e até reposição das mercadorias.
Com isso, é possível, inclusive, trabalhar com estoques mais enxutos e reduzir as perdas.
3. Atente-se ao inventário
Outro ponto importante para a prevenção e controle de perdas no varejo é o inventário.
Uma dica importante aqui é implementar o conceito de inventários cíclicos que, a partir da realização em maior frequência, permitem identificar problemas rapidamente e reduzir os possíveis prejuízos.
4. Invista em segurança
Por fim e fundamental para evitar perdas provenientes de furtos, a segurança é essencial para o varejo brasileiro.
Neste ponto, como indicamos no início do conteúdo, uma solução eficiente é o monitoramento analítico inteligente, que atua de maneira estratégica para identificar atitudes suspeitas e agir preventivamente.
Você pode se interessar também por: Saiba o que é e entenda como funciona o monitoramento
Conte com o Monitoramento Analítico Inteligente da Segura
Após conhecer as principais práticas para a prevenção e controle de perdas no varejo, chegou o momento de implementá-las.
No caso do monitoramento analítico, é preciso contar com uma parceira sólida e de confiança.
Para atender a esta demanda, a Segura tem mais de 27 anos de experiência de mercado, com especialização em inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.
No caso do Monitoramento Analítico Inteligente, temos uma solução robusta, preventiva e proativa, que atua de modo inteligente para proporcionar proteção efetiva às pessoas e ativos do seu negócio.
Entre em contato com o nosso time de atendimento e tenha a melhor solução para a sua empresa!