Saiba o que é e entenda como funciona o monitoramento

Conheça todas as características do monitoramento, bem como a diferença entre as opções preditiva e inteligente

O monitoramento é o serviço de acompanhar e analisar ações em um determinado local, a partir de câmeras de segurança, em que um operador gerencia todo o aparato tecnológico e imagens em uma central.

Nesse sentido, esse profissional tem a função de acompanhar e identificar ações suspeitas que podem representar um risco em meio à diversas imagens apresentadas simultaneamente.

No entanto, segundo pesquisa da Security Oz, após apenas 22 minutos, existe 95% de chance do operador não conseguir detectar um evento relevante.

Além disso, nas centrais de monitoramento, é comum que o operador tenha outras atividades, além de acompanhar as imagens em tempo real.

Ou seja, fica praticamente inviável que esse profissional detecte e tome uma ação para prevenir um ato suspeito.

Desta maneira, o monitoramento comum tem sido mais utilizado para esclarecer ocorrências e não para evitá-las.

A partir deste contexto, o monitoramento inteligente é uma solução eficaz, baseada em automação, inteligência artificial e machine learning, que resolve esse problema e atua de maneira proativa para evitar ações suspeitas.

Diante disso, continue a leitura deste conteúdo e entenda as diferenças entre o monitoramento preditivo e o inteligente.

Leia também: Sistemas inteligentes: saiba como a tecnologia e computação em nuvem são fundamentais para a continuidade dos negócios

Conheça os tipos de monitoramento

Monitoramento preditivo

O monitoramento preditivo é a solução que opera a partir da captura de imagens instaladas em locais estratégicos, em um condomínio residencial ou comercial, por exemplo, e envia as imagens para uma central.

Nessa central, um profissional tem a missão de acompanhar as imagens e identificar qualquer ato suspeito.

Monitoramento inteligente

Já o monitoramento inteligente também trabalha com imagens de câmeras posicionadas de maneira estratégica, com o objetivo de prevenir e garantir proteção efetiva a um patrimônio, empresas e ativos.

Na prática, esse tipo de monitoramento atua de maneira proativa para evitar que as ações suspeitas aconteçam.

Saiba mais: Portaria remota: tecnologia para automação e redução de custos em condomínios

Entenda quais são as diferenças entre monitoramento preditivo e inteligente

Resumidamente, o monitoramento preditivo age após identificar um ato suspeito. Já o monitoramento inteligente atua de maneira proativa para agir antes mesmo de uma ocorrência que possa trazer prejuízos.

Isso só é possível porque essa solução inteligente opera com a coleta de informações, análise de dados e com a definição do que é um comportamento comum e anormal. Com isso, é possível detectar rapidamente o que está fora do usual e agir antecipadamente.

Você pode se interessar também por: Condomínios residenciais: conheça as principais dicas de segurança

Saiba como implementar o monitoramento em seu empreendimento

Agora que você já sabe quais são as principais características do monitoramento preditivo e inteligente, chegou o momento de entender como implementar esses recursos no seu empreendimento.

Neste sentido, a SEGURA tem mais de 27 anos de experiência, com especialização em inteligência de dados, automação, monitoramento inteligente e segurança eletrônica.

No nosso portfólio de serviços, oferecemos soluções como portaria virtual monitorada, segurança eletrônica, automação de facilities e muito mais!

No caso do Monitoramento Analítico Inteligente, a nossa solução utiliza softwares de inteligência artificial, machine learning, algoritmos, processos e protocolos para dar tratativas à detecção de alarmes originados em sistemas de CFTV, voz e acesso.

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores soluções de segurança para o seu empreendimento!