Segundo a empresa Av-Test, são registradas 350 mil tentativas de ataques cibernéticos mundialmente todos os dias. Saiba como evitá-las.
Os ataques cibernéticos aumentaram desde o início da pandemia e saber como evitá-los é fundamental para segurança pessoal e até das empresas.
Nesse sentido, de acordo com a instituição de segurança digital que compila estatísticas do mercado de tecnologia e proteção de dados, Av-Test, surgem 350 mil novas ameaças à segurança digital todos os dias.
Além disso, segundo o FBI, Polícia Federal dos Estados Unidos, os crimes digitais denunciados somam US$ 3,5 bilhões de prejuízo às vítimas.
No Brasil, somente em 2021, já aconteceram dois grandes vazamentos de dados que, somados, atingiram 326 milhões de pessoas, com exposição de registros de smartphones e CPFs.
Diante deste contexto, preparamos esse conteúdo com as principais dicas sobre segurança digital para evitar os ataques cibernéticos. Confira!
Leia mais: Conheça 10 motivos para investir em cibersegurança
Conheça as principais dicas para evitar ataques cibernéticos
Mantenha softwares atualizados
O primeiro passo para reforçar a segurança digital pessoal ou da sua empresa e evitar os ataques cibernéticos é manter os sistemas, principalmente operacional e de antivírus, atualizados.
Para isso, verifique todos os dispositivos, como PCs, notebooks, smartphones e tablets, realize uma varredura completa e atualize todos os softwares.
Utilize senhas fortes
Outra dica importante para evitar os ataques cibernéticos é utilizar senhas fortes, não repetí-las e ainda mudá-las periodicamente.
Neste caso, usar aplicativos de gerenciamento de senhas pode ajudar a reforçar a segurança.
Cuidado com os emails recebidos
Mesmo utilizando um bom antivírus e o mantendo atualizado, é preciso tomar cuidado com os emails recebidos.
Por isso, atente-se aos endereços dos emails recebidos, não abra anexos e nem clique em links de mensagens desconhecidas.
Gerencie informações das redes sociais
Nas redes sociais, é importante gerenciar as configurações para manter a maior parte das informações pessoais bloqueadas.
Desta maneira, os cibercriminosos especializados em engenharia social terão mais dificuldade em obter seus dados pessoais.
Proteja sua rede corporativa e doméstica
Por fim, é fundamental realizar ações para proteger as redes corporativas e domésticas.
Para isso, utilizar senhas de criptografia forte e implementar uma VPN é importante para criptografar todo o tráfego que sai dos dispositivos e dificultar que hackers consigam acessar as linhas de comunicação.
Você pode se interessar por: O que é cibersegurança e como ela pode proteger os dados da empresa?
Conte com a Segura
Além de todas essas dicas, contar com ajuda de profissionais especializados pode ser importante para sua segurança digital e da sua empresa, e ainda evitar as tentativas diárias de ataques cibernéticos.
Neste sentido, a SEGURA tem mais de 26 anos de experiência de mercado, com especialização em cibersecurity, inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.
No caso de cibersegurança, oferecemos serviços a partir de proteção de senhas, instalação e gestão de firewall interno e externo, segurança eletrônica, testes periódicos e muito mais!
Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de cibersegurança!