LGPD

Conheça o panorama dos ataques cibernéticos no Brasil e saiba quais as principais medidas de segurança para evitá-los

Os ataques cibernéticos crescem e evoluem a cada ano e, tanto as pessoas, como as empresas precisam estar atentas às ameaças e buscar soluções que garantam maior proteção pessoal e aos negócios.

Além disso, a partir da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD, em vigor desde setembro de 2020, no Brasil, a preocupação e o cuidado das organizações com relação à segurança de dados deve ser ainda maior.

Nesse sentido, vale destacar que, segundo a TGT Consult, a evolução dos ataques cibernéticos e a LGPD impulsionaram o mercado de cibersegurança no Brasil.

Para se ter ideia, apenas no primeiro trimestre de 2020, o Brasil sofreu mais de 1,6 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos, de acordo com relatório da Fortinet.

Esse número impactante coincide com o isolamento social, em que muitos profissionais passaram a atuar em home office e não têm todos os recursos de segurança ideais para a proteção digital. Saiba mais a seguir!

Saiba mais: Cibersegurança: como se prevenir de ataques cibernéticos?

Saiba o que é e como funcionam os ataques cibernéticos

Os ataques cibernéticos são crimes virtuais em que hackers tentam invadir, roubar, danificar ou violar uma rede ou sistema de uma pessoa ou empresa a partir de diferentes técnicas cada vez mais aprimoradas e sofisticadas.

Esses cibercriminosos estudam e identificam possíveis falhas e fragilidades humanas ou de sistemas de segurança para cometer esses tipos de crimes.

O objetivo, geralmente, é acessar dados sigilosos que podem servir para roubos de identidade, fraude, extorsão, golpes diversos e muito mais.

Conheça os principais tipos de ataques cibernéticos

DoS e DDoS: sobrecarrega um sistema ou servidor para torná-lo indisponível aos usuários para, posteriormente, utilizar apenas um computador para acessar vários outros e promover ataques simultâneos.

Backdoor: conhecido popularmente como “cavalo de troia”, esse tipo de crime é realizado a partir da instalação de um programa malicioso enviado por email ou baixado em alguma página da web. A partir disso, o hacker tem acesso ao dispositivo da vítima.

Spoofing: técnica que falsifica o IP de um dispositivo para que os criminosos possam ter acesso a sistemas, dados, entre outros.

Phishing: prática criminosa em que o usuário recebe um email ou mensagem com link malicioso. Geralmente o link parece ser confiável. Ao clicar, o dispositivo baixa um malware, software codificado para roubar dados.

Ransomware: espécie de sequestro digital, em que o criminoso controla remotamente arquivos e softwares de usuários e empresas e pede pagamento de resgate para devolver o acesso.

Post scanning attack: técnica que utiliza um malware para encontrar falhas em um servidor e, assim, facilitar o acesso dos hackers para invasão e roubo de informações.

Conheça as principais medidas para evitar os ataques cibernéticos

Os hackers buscam vulnerabilidades e falhas em sistemas para poderem agir. Por isso, é fundamental colocar em prática as principais medidas de segurança para evitar esses crimes digitais. Confira:

  • Firewall ativo
  • Utilize VPN
  • Tenha um antivírus
  • Atualize os sistemas
  • Trabalhe com cloud computing
  • Estabeleça uma conexão segura
  • Conte com a ajuda de empresas especializadas em cybersecurity

Leia também: O que é cibersegurança e como ela pode proteger os dados da empresa?

Conte com a Segura para reforçar a segurança digital e evitar ataques cibernéticos!

Agora que você já conhece os perigos dos ataques cibernéticos, é preciso ter uma empresa parceira, que ofereça as melhores soluções de segurança digital, tanto para uso pessoal como para os negócios.

Neste sentido, a SEGURA tem mais de 25 anos de experiência de mercado, com especialização em cibersecurity, inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica

No caso de cibersegurança, oferecemos serviços a partir de proteção de senhas, instalação e gestão de firewall interno e externo, segurança eletrônica, testes periódicos e muito mais!

No nosso portfólio de serviços, ainda oferecemos portaria virtual e remota, segurança eletrônica e automação de facilities.

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de cibersegurança para evitar os ataques cibernéticos!