economizar água no condomínio

Conheça as principais práticas sobre conscientização e instalação de dispositivos para reduzir o consumo e economizar água no condomínio

A utilização de recursos tecnológicos para economizar água no condomínio tem sido cada vez mais frequente, mas deve ser aliada a conscientização dos condôminos com práticas como:

  • Estipular tempo máximo para banhos

  • Utilizar a máquina de lavar roupas apenas em sua capacidade total

  • Não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes

Nesse sentido, de cada 100 litros de água tratada no Brasil, somente 63 litros são consumidos e os outros 37 são perdidos, segundo a EOS. As perdas acontecem devido a vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos.

Por isso, além da conscientização dos condôminos, a administração do empreendimento deve estruturar algumas ações para reduzir o consumo de água no condomínio. Saiba mais a seguir!

Leia também: Condomínios residenciais: conheça as principais dicas de segurança

Conheça as principais ações para economizar água no condomínio

Realize inspeções de rotina

Uma das principais práticas para economizar água no condomínio é a vistoria periódica de todas as válvulas, torneiras e sistemas hidráulicos do empreendimento.

Assim, é possível identificar rapidamente problemas de vazamento que causem o desperdício de água.

Essas inspeções devem acontecer tanto nas áreas comuns como nos apartamentos, mas para isso, é preciso comunicar os moradores antecipadamente.

Individualize os hidrômetros

A individualização dos hidrômetros é fundamental para redução do consumo de água, já que essa medida gera uma motivação dos condôminos em economizar, afinal, cada um terá que pagar pelo seu consumo mensal.

Instale redutores de vazão

Os redutores de vazão, desde os mais simples até os mais sofisticados, instalados em chuveiros e torneiras também ajudam a economizar água no condomínio e garantem a economia assim que são implementados.

Troque os vasos sanitários

Aparelhos sanitários muito antigos consomem mais água do que o ideal e a substituição, nas áreas comuns e apartamentos, é fundamental para reduzir o consumo.

Antigamente, as bacias a válvulas despejavam entre 12 e 24 litros por descarga, sendo que os aparelhos atuais despejam entre 3 a 6 litros por utilização.

Implemente o sistema para água de reuso nas áreas comuns

Utilizar água de reuso para a limpeza das áreas comuns e regar os jardins é uma prática importante para economizar água no condomínio.

Utilize eliminadores de ar

Por fim, os eliminadores de ar são outros dispositivos que ajudam a reduzir a conta de água nos empreendimentos, já que a passagem de ar pelo hidrômetro é contada como se fosse água na conta mensal.

As válvulas eliminam ou bloqueiam a passagem de ar e, apesar de não contribuírem para economizar água no condomínio, ajudam a pelo menos a diminuir as contas de água.

Leia também: Síndico de condomínio: conheça dicas para exercer a função com sucesso

Conte com a Segura

Existem diversos recursos para economizar água no condomínio, desde a conscientização dos condôminos até a utilização de dispositivos que ajudam a reduzir o consumo.

Pensando em promover a saudabilidade em condomínios, a SEGURA tem mais de 26 anos de experiência de mercado, com especialização em monitoramento de dispositivos IoT segurança eletrônica.

No nosso portfólio de serviços, ainda oferecemos portaria virtual e remotasegurança eletrônica e muito mais!

Entre agora mesmo em contato com os nossos profissionais e tenha as melhores soluções para o seu condomínio