Monitoramento remoto de utilidades por IOT

Confira a matéria do nosso diretor Marcio Novak para a Revista Manutenção Predial sobre Monitoramento remoto de utilidades por IOT

Você da manutenção já pensou em uma solução tecnológica que te subsidie, aumente a sua produtividade, mitigue os riscos e reduza os custos do que está sob sua gestão?

O significado mais básico de monitorar é acompanhar, vigiar. Se pensarmos em uma edificação com plano de manutenção implementado, um aplicativo de gestão, uma boa equipe de manutenção, ainda assim fica a pergunta:

Como acompanhar e vigiar alguns parâmetros que são essenciais para a saúde, conforto e segurança nas edificações?

Se falarmos de edificações com estruturas menos complexas, sem BMS (Building Management System) implementado, a pergunta ainda se torna mais desafiadora.

Mas antes de tratarmos do como, vamos falar do o que e porque monitorar.

Seguindo a premissa das características da edificação, quais seriam parâmetros relevantes para acompanhar e vigiar em tempo real? Analisando perfis de edificações residenciais, edificações comerciais com pequenas salas e até mesmo Hotéis, identificamos como principais itens a serem acompanhados e vigiados com uma boa relação de custo benefício os seguintes:

• Energia elétrica para avaliação do consumo em horários de pico, tarifas, gastos excessivo;

• Consumo de água;

• Temperatura de ambientes;

• Bombas;

• Nível de caixa d’água;

• Nível de cloro, temperatura da água da piscina;

• Nível de combustível do gerador;

• Pressão da água no sistema de incêndio;

• Potabilidade da água nos reservatórios.

A relevância de se monitorar estes parâmetros está diretamente relacionado com aqueles que são os fundamentos do plano de manutenção: saúde, conforto e segurança.

É importante acompanhar e vigiar estes indicadores em tempo real para a mitigação de riscos e gestão de custos. A utilização de tecnologias relacionadas com dados em nuvem, internet das coisas, inteligência artificial, machine learning e monitoramento remoto através de central especializada possibilitam a implementação de uma solução que em muito eleva a qualidade da gestão da manutenção e das utilidades em condomínios, especialmente aqueles que não contam com BMS.

Uma vez já relacionado o que e o porque monitorar, vamos agora ao como. Implantando os sensores adequados, conectados a controladoras, uma boa comunicação com uma Central de Monitoramento especializada, um range de parâmetros bem definido com as equipes de gestão, uma plataforma inteligente e um workflow de ação bem desenhado é possível atuar somente nos desvios dos parâmetros definidos e acionar os devidos responsáveis para atuação e execução dos SLAs definidos para desvios de curva.

A inteligência do sistema, a capacidade técnica de gestão da equipe interna da edificação bem como da equipe gestora da solução possibilitarão uma excepcional elevação das informações daquilo que é medido.

Mitigação de Riscos, Redução de Custos, SLAs cumpridos, melhor Gestão do Headcount. 

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

William Edwards Deming

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra.

 

Para conhecer melhor a solução de Monitoramento Remoto de utilizades por IOT clique aqui.