green building

Compreenda o conceito de green building e entenda como as certificações são essenciais para garantir edificações mais sustentáveis

Você já ouviu falar sobre green building? Pois é, este é um conceito que cresce no mundo inteiro, inclusive no Brasil, e é usado para certificar um empreendimento construído a partir de critérios de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Para isso, os certificadores green building analisam todo o projeto, desde a concepção, obra, uso, operação, reformas, vida útil e até uma possível demolição.

Nesse sentido, vale destacar que o mundo busca práticas menos nocivas à natureza e as grandes organizações, inclusive, têm desenvolvido políticas sustentáveis e de ESG – Environmental, Social and Corporate Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

E, na construção civil não é diferente, já que as construtoras buscam por empreendimentos mais eficientes no sentido de otimização de recursos como energia elétrica e água, por exemplo.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com as principais certificações green building. Conheça!

Leia também: Conheça os 9 fundamentos de uma edificação saudável

Conheça as principais certificações green building

Leadership in Energy and Environmental Design – LEED

A certificação green building conhecida pela sigla LEED é concedida aos empreendimentos que atendem exigências de âmbitos ambiental e energéticos.

Para isso, utiliza-se uma metodologia que avalia oito itens:

  • Localização e transporte

  • Espaço sustentável

  • Eficiência do uso da água

  • Energia e atmosfera

  • Materiais e recursos

  • Qualidade ambiental interna

  • Inovação e processos

  • Créditos de prioridade regional

Para ser aprovado, o empreendimento precisa totalizar, no mínimo, 40 pontos nesses itens e a certificação é dividida em 3 selos diferentes: prata, ouro e platina.

AQUA-HQE

Já a certificação AQUA-HQE foi lançada em 2008 no Brasil e é inspirada na francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), que identifica referenciais técnicos sustentáveis, de acordo com as características do país, como cultura, clima, normas técnicas e inovação.

Desta maneira, para obter a certificação, o empreendimento precisa atender a todos os critérios referenciais, inclusive as categorias de Qualidade Ambiental do Empreendimento (QAE) e ter implementado um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE).

Environmental Product Declaration – EPD

Por fim, ainda tem a certificação EPD, que também corrobora com o conceito green building e é referência na avaliação do impacto ambiental dos produtos utilizados em um empreendimento após a conclusão da obra.

Na prática, essa certificação avalia todas as fases para desenvolver um produto como motores de piscina, elevadores e geradores, por exemplo.

Saiba mais: Áreas verdes em condomínios: conheça os benefícios desses espaços

Conheça a Segura

Agora que você já conhece o que é green building, é importante contar com uma empresa que apoie a sustentabilidade e ajude os empreendimentos a otimizarem os recursos naturais.

Pensando em promover a saudabilidade em condomínios, a SEGURA tem mais de 26 anos de experiência de mercado, com especialização em monitoramento de dispositivos IoT.

Especialização em automação predial, BMS e monitoramento de dispositivos IoT.

No nosso portfólio de serviços, ainda oferecemos portaria virtual e remotasegurança eletrônica e muito mais!

Entre agora mesmo em contato com os nossos profissionais e tenha as melhores soluções para o seu condomínio!