Dia Internacional da Internet Segura

Conheça as principais dicas de segurança no ambiente digital, de acordo com as organizações que representam o Dia Internacional da Internet Segura

No último dia 09 de fevereiro, foi comemorado o Dia Internacional da Internet Segura, data que foi fundada pela organização europeia Insafe e representada oficialmente no Brasil pela ONG SaferNet.

O objetivo da criação da data é fomentar o tema e mobilizar empresas, população e órgãos governamentais em prol de uma internet saudável e segura para todos, inclusive para as crianças.

No entanto, segundo relatório de segurança da Symantec, mais de 44 milhões de brasileiros já foram vítimas de ataques cibernéticos!

Diante disso, preparamos esse conteúdo com as principais dicas de segurança no ambiente digital, para evitar os diversos perigos da internet. Boa leitura!

Saiba também: Segurança na internet: 5 melhores práticas para empresas

Conheça as principais dicas para se proteger na web segundo as premissas do Dia Internacional da Internet Segura

Cuidado com as senhas

A primeira dica segundo a recomendação das organizações que representam o Dia Internacional da Internet Segura é ter cuidado redobrado com as senhas na web.

Isso porque esses códigos fazem parte da nossa identidade no ambiente digital e, por isso, precisam ser fortes e seguir as principais recomendações dos especialistas. Confira:

  • Utilizar combinações complexas de números, letras e caracteres especiais
  • Evitar datas conhecidas, como o próprio aniversário, por exemplo.
  • Tentar usar a combinação mais aleatória possível

Atualização de softwares e dispositivos

Em seguida, também é super indicado manter os programas e dispositivos conectados à web sempre atualizados.

Afinal, existe uma espécie de “guerra” entre hackers e desenvolvedoras, que buscam sempre atualizar seus programas e dispositivos a fim de evitar os ataques cada vez mais sofisticados e difíceis de identificar.

Reconheça e evite os possíveis ataques

Saber reconhecer uma possível ameaça é um ponto de partida interessante para evitar prejuízos que um ataque pode provocar.

No entanto, os hackers utilizam cada vez mais técnicas difíceis de serem reconhecidas até por especialistas.

Apesar disso, o phishing ainda é uma das maiores ameaças da internet atualmente e consiste em emails falsos que convencem os usuários a clicarem em um link ou abrirem um anexo malicioso.

Geralmente, esse tipo de email é baseado em uma promoção muito atraente e boletos bancários com o nome do usuário.

Tenha um antivírus

Por fim, ainda de acordo com as recomendações do Dia Internacional da Internet Segura, é fundamental ter um bom sistema de antivírus e sempre atualizado para, pelo menos, evitar as ameaças mais simples.

Só para se ter uma ideia, os programas antivírus evitam milhões de ataques cibernéticos todos os anos.

Desta maneira, ainda que não ofereçam 100% de proteção, os antivírus são uma opção que ajuda a evitar boa parte das ameaças virtuais.

Você pode se interessar também por: Segurança digital: saiba como evitar as 350 mil tentativas de ataques cibernéticos diárias

Conte com a Segura para reforçar a segurança da sua internet

Agora que você já sabe algumas dicas importantes para evitar os possíveis ataques cibernéticos, de acordo com o Dia Internacional da Internet Segura, chegou o momento de conhecer uma empresa parceira que pode reforçar a segurança na internet do seu negócio.

Neste sentido, a SEGURA tem mais de 27 anos de experiência de mercado, com especialização em cibersecurity, inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.

No caso de cibersegurança, oferecemos serviços como proteção de senhas, instalação e gestão de firewall interno e externo, segurança eletrônica, testes periódicos e muito mais!

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de cibersegurança!