gestão em condomínios residenciais

Saiba como síndicos e administradores devem conduzir a gestão em condomínios residenciais neste novo cenário a partir da pandemia provocada pelo coronavírus

No último ano, a partir da pandemia, a gestão em condomínios residenciais atingiu um novo nível e os gestores tiveram que se adaptar para oferecer excelência em áreas como administração, engenharia, empreendedorismo, direito, marketing e mediação.

Para isso, síndicos e gestores tiveram que contar com a tecnologia para promover assembleias virtuais ou nas presenciais com o controle de temperatura dos participantes, pensar em soluções para o uso das áreas comuns dos empreendimentos e ainda assim contar com a compreensão dos moradores.

Diante disso, passados, praticamente, 12 meses desde o início das regras de isolamento social, preparamos esse conteúdo sobre o novo patamar em gestão em condomínios residenciais. Confira!

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Conheça as novas práticas de gestão em condomínios residenciais

Uso de áreas comuns

Para diminuir a aglomeração e reduzir a chance de contágio do coronavírus, a Organização Mundial de Saúde recomendou que os condomínios proibissem a utilização das áreas comuns, como:

  • Academia
  • Parquinho
  • Brinquedoteca
  • Piscina
  • Salão de festa
  • Quadras poliesportivas

No entanto, nas cidades que já contam com medidas de flexibilização, os gestores também estruturaram maneiras para que os moradores utilizem as áreas comuns e ainda assim o risco de um possível contágio seja baixo.

Por isso, horários pré-marcados para utilização de parquinho, brinquedoteca e academia, além de piscina com apenas 30% da capacidade máxima são algumas das medidas que melhoram a satisfação e bem-estar dos moradores.

Obras

Já as obras particulares só devem ser autorizadas em caráter emergencial como problemas hidráulicos ou elétricos.

Além de reduzir o risco de contágio, a proibição de obras particulares para benfeitoria das unidades promove um ambiente mais silencioso, que contribui para que os moradores em home office trabalhem tranquilamente.

Manutenção preventiva do condomínio

Outro ponto de atenção para a gestão em condomínios residenciais é a manutenção preventiva, que, geralmente, envolve a visita de técnicos das empresas terceirizadas com frequência.

Neste ponto, é preciso que somente o que for essencial receba essas visitas e em horários alternativos para que reduza ao máximo o contato com os moradores.

Além disso, a automação de facilities também reduz essas visitas, com a instalação de dispositivos inteligentes que controlam automaticamente dispositivos e ainda verificam o funcionamento das instalações de um empreendimento.

Convocação de assembleias

As assembleias, que até recentemente poderiam ser realizadas digitalmente com amparo da Lei Federal 14.010/2020, desde outubro de 2020, tiveram que retornar ao modelo presencial.

Para isso, os síndicos e administradores precisam desenvolver uma nova estrutura para reuniões presenciais. Confira algumas boas-práticas:

  • Pautas enxutas
  • Ambientes bem ventilados
  • Distanciamento seguro
  • Obrigatoriedade do uso de máscara
  • Apenas um representante por unidade

Locações

As locações por curta temporada, que estavam crescendo antes da pandemia, devem ser temporariamente proibidas para evitar a circulação de outras pessoas que não sejam os moradores pelas áreas comuns e aumente o risco de contágio no condomínio.

Serviços de delivery

A gestão em condomínios residenciais também deve pensar em um novo protocolo para recebimento dos serviços de delivery, principalmente os de comida, que cresceram a partir do isolamento social.

Para se ter ideia, somente no primeiro semestre de 2020, os serviços de delivery de comida aumentaram 103%, de acordo com dados da Mobills.

Circulares e informativos

Por fim, é importante manter os moradores informados sobre todas as medidas de segurança e alterações sobre a utilização das áreas comuns e recebimento de delivery, por exemplo.

Neste ponto, se possível, investir em um aplicativo de gestão em condomínios residenciais pode ser uma alternativa interessante para que as informações cheguem a todos os moradores.

Leia também: Portaria virtual: é possível implementar esse serviço e obter a aderência dos idosos?

Conte com a Segura

Como visto, o coronavírus fez com que a gestão em condomínios residenciais adotasse novas medidas para a segurança de todos e a tecnologia é fundamental neste processo.

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