Desde praticar atividades físicas e manter alimentação saudável até estabelecer horários para trabalhar, saiba as principais práticas para evitar problemas de saúde mental
Além dos problemas causados pelo coronavírus, a saúde mental da população é mais um motivo de preocupação para o Ministério da Saúde.
Nesse sentido, de acordo com pesquisa coordenada pela Fiocruz, 47,3% dos trabalhadores brasileiros e espanhóis disseram sentir sintomas de ansiedade e depressão durante a pandemia, sendo que 42,9% também sentem problemas no sono.
Além disso, segundo outro levantamento, a pesquisa Influência da COVID-19 na Saúde Mental da população brasileira e de seus profissionais de saúde
, o principal medo dos profissionais de saúde é transmitir o coronavírus para pessoas queridas.
Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo com algumas dicas sobre saúde mental neste período de isolamento social. Confira!
Leia também: Conheça 4 dicas sobre longevidade e qualidade de vida
Confira as principais dicas sobre saúde mental durante a pandemia
1. Mantenha uma rotina saudável
O primeiro passo para não ter problemas relacionados à saúde mental durante o isolamento social é manter uma rotina saudável com horários de trabalho, pausas, refeições, momentos de lazer e descanso adequado.
Neste ponto, é importante ter um espaço reservado para o trabalho, de maneira que não se misture atividades profissionais e de lazer durante o expediente. Essa prática é um gatilho para desenvolver distúrbios e problemas de saúde mental.
2. Trabalhe apenas no horário do expediente
Estabelecer o horário de início e de encerramento do expediente é outra dica importante neste período de home office, já que, segundo pesquisa da Oracle, 42% dos brasileiros em isolamento social trabalham 40 horas a mais por mês.
Por isso, cuidado para não extrapolar os limites de produção, que aumentam o cansaço e geram maior estresse.
3. Pratique atividades físicas e mantenha uma alimentação equilibrada
Em sua rotina, é importante ainda praticar atividades físicas, mesmo que dentro de casa, e manter uma alimentação equilibrada com refeições saudáveis.
Esses dois hábitos são fundamentais para reduzir a ansiedade, o estresse e evitar problemas sobre saúde mental.
4. Cuide do seu sono
Segundo a pesquisa da Oracle, comparados aos trabalhadores de outros países, os brasileiros são os que mais relataram problemas de sono devido ao estresse e ansiedade relacionados ao trabalho, 53%.
Por isso, estabelecer hábitos saudáveis e ter horários para dormir e acordar também ajudam na manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Neste ponto, evite ficar no celular até muito perto da hora de dormir, pois as telas dos smartphones emitem uma luz específica que atrapalha o sono.
5. Não se isole emocionalmente
Apesar do isolamento social, manter contato constante, ainda que virtualmente, com colegas de trabalho, parentes e amigos também ajuda a amenizar os problemas relacionados ao longo período de pandemia, como estresse, ansiedade e insônia.
Você pode se interessar por: Portaria virtual: é possível implementar esse serviço e obter a aderência dos idosos?
Conte com a Segura
Para pessoas que moram em condomínios, utilizar as áreas comuns do empreendimento também pode ajudar a aliviar o estresse e garantir a manutenção da saúde mental.
Pensando em disponibilizar soluções que auxiliam na segurança dos empreendimentos, que, consequentemente, geram maior conforto e tranquilidade aos moradores, a SEGURA tem mais de 26 anos de experiência de mercado, com especialização em inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.
No nosso portfólio de serviços, ainda oferecemos portaria virtual e remota, segurança eletrônica e muito mais!
Entre agora mesmo em contato com os nossos profissionais e tenha as melhores soluções para o seu condomínio!