Confira a importância da troca de senhas com frequência

Descubra quais são as melhores dicas sobre a importância da troca de senhas com frequência

A importância da troca de senhas com frequência se deve, principalmente, para evitar brechas de segurança e, consequentemente, problemas que vão desde a invasão de contas de streaming até roubo de dados e prejuízo financeiro.

Nesse sentido, vale destacar que o Brasil segue como um dos países que mais sofre ataques hackers no mundo. Segundo dados da Checkpoint Research, a média de invasões cibernéticas no segundo trimestre de 2022 teve aumento de 46%, uma diferença de 14% da média global, de 32%.

E no primeiro semestre de 2022, o número foi ainda pior, já que o Brasil registrou 94% de aumento de tentativas de ataques cibernéticos, conforme levantamento da FortiGuard Labs.

Contudo, de acordo com pesquisadores da Kaspersky Lab, 58% dos brasileiros não trocam senhas como deveriam.

Diante deste contexto, preparamos esse conteúdo sobre a importância da troca de senhas com frequência. Boa leitura!

Leia também: Segurança digital: saiba como evitar as 350 mil tentativas de ataques cibernéticos diárias

Entenda a importância da troca de senhas com frequência

A importância da troca de senhas com frequência se deve, especialmente, a partir do crescimento dos serviços digitais, como diversas redes sociais, streamings, e-mails e lojas online, por exemplo. No entanto, criar uma senha individual e forte para cada aplicação pode parecer uma tarefa desafiadora.

Mas, essa prática é fundamental para evitar brechas de segurança e vazamento de dados. Por isso, a recomendação do mesmo levantamento da Kaspersky Lab é de que os usuários criem senhas exclusivas para cada serviço, já que de acordo com os pesquisadores, a maior vulnerabilidade online se deve pelo fato das senhas serem reutilizadas.

Além disso, a recomendação é de que as pessoas troquem de senhas a cada 6 meses seguindo as seguintes dicas:

  1. Crie uma sequência fixa
  2. Adicione um caractere especial entre as letras (ex: @ / #)
  3. Mescle a utilização de letras maiúsculas e minúsculas
  4. Insira números
  5. Não utilize a mesma senha para mais de um serviço

Para os mais esquecidos, uma dica que pode ser útil é usar um gerenciador de senhas, ferramenta que funciona como um cofre digital, com dados de login de diversos serviços em um espaço criptografado.

Esse tipo de gerenciador, geralmente é pago, e oferece maior segurança no armazenamento de dados e ainda evita que você esqueça a senha de algum serviço.

Você pode se interessar também por: Dia Internacional da Internet Segura: o que fazer para evitar ciberataques?

Conte com a Segura para reforçar a segurança dos seus dados

Agora que você já sabe a importância da troca de senhas com frequência, chegou o momento de conhecer uma empresa parceira que pode reforçar a segurança dos seus dados.

Neste sentido, a SEGURA tem mais de 27 anos de experiência de mercado, com especialização em cibersecurity, inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.

No caso de cibersegurança, oferecemos serviços como proteção de senhas, instalação e gestão de firewall interno e externo, segurança eletrônica, testes periódicos e muito mais!

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de cibersegurança!