Condomínios residenciais

Saiba em quais pontos de atenção os condomínios residenciais precisam investir para evitar problemas de violência, como assaltos ou roubos.

Os condomínios residenciais têm se preocupado cada vez mais com os casos de violência como roubos e furtos a moradores.

Nesse sentido, de acordo com dados do Infocrim, de 2014 a 2018, os condomínios residenciais registraram, em média, 12 mil casos de roubos e furtos somente no estado de São Paulo.

Além disso, segundo dados do mercado de segurança residencial, as causas de invasões a condomínios estão assim distribuídas:

  • 25% por ausência ou falha de tecnologia (segurança eletrônica)
  • 33% por falta ou falha de protocolo de segurança
  • 28% por falta de treinamento / despreparo humano
  • 14% por desatenção humana

Por isso, cada vez mais as empresas de segurança têm desenvolvido soluções inteligentes para garantir maior segurança aos moradores e visitantes desses conjuntos residenciais.

Desta maneira, preparamos esse conteúdo com as principais dicas de segurança para condomínios residenciais. Confira!

Leia também: Portaria remota: tecnologia para automação e redução de custos em condomínios

Conheça as principais dicas de segurança para condomínios residenciais

Controle de entrada

O primeiro item de atenção quando o assunto é segurança para condomínios residenciais é o controle de entrada.

Essa gestão precisa ser rígida para evitar a entrada de estranhos e cada visitante deve ter seu registro efetuado no sistema de segurança do condomínio.

Dessa forma, prestadores de serviços, fiscais, entregadores e qualquer outro profissional que não seja um morador registrado deve apresentar sua identificação como RG ou CNH, por exemplo, e aguardar o cadastro pelos profissionais do edifício.

Vale destacar que até mesmo policiais devem ser registrados, afinal, tem sido muito comum esse tipo de assalto, em que um grupo de criminosos se passa por agentes para entrar no condomínio com maior facilidade.

Guarita

A guarita dos condomínios residenciais precisam ser instaladas em locais estratégicos com visão para todas as entradas do conjunto, além de disponibilizar monitores com a visão de todas as câmeras e sensores para os profissionais atuarem.

Circuitos internos

Por falar em câmeras e sensores, é preciso que os condomínios residenciais sejam equipados com um circuito interno de segurança a partir de diversos dispositivos inteligentes para garantir maior proteção aos moradores.

Portaria virtual

Como visto no início do conteúdo, falhas e desatenção humana são dois pontos que permitem que criminosos atuem com maior facilidade e roubem os condomínios residenciais.

Por isso, a portaria remota, também chamada de portaria virtual, substitui os porteiros por uma central especializada de operação remota com profissionais treinados e capacitados para garantir a segurança do condomínio.

Desta maneira, os edifícios asseguram processos otimizados, sistemas eficientes, protocolos de segurança, além dos profissionais experientes e qualificados.

Esse serviço, ofertado por empresas especializadas em segurança de condomínios residenciais, também promove às seguintes vantagens:

  • Segurança
  • Redução de custos
  • Protocolos emergenciais definidos
  • Processos otimizados

Saiba mais: Portaria virtual: é possível implementar esse serviço e obter a aderência dos idosos?

Conte com a SEGURA

Para obter as melhores tecnologias e protocolos de segurança em condomínios residenciais, é preciso contar com uma empresa experiente e capacitada.

Neste sentido, a SEGURA tem mais de 25 anos de experiência de mercado, com especialização em inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica

No nosso portfólio de serviços, oferecemos portaria virtual e remota, segurança eletrônica, automação de facilities e muito mais!

Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de portaria remota para o seu condomínio!