Confira o panorama do mercado e conheça as principais práticas sobre segurança na internet corporativa
A segurança na internet, que sempre foi motivo de grande preocupação no universo corporativo, ganhou ainda mais relevância a partir da pandemia, com o aumento do trabalho remoto e a necessidade por soluções digitais confiáveis.
Nesse sentido, inclusive, apenas em 2020, foram realizadas 41 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos na América Latina e Caribe, segundo relatório da FortiGuard Labs.
Somente no Brasil, foram registradas mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques hackers, de acordo com o mesmo levantamento.
Além disso, no segundo trimestre de 2021, os chamados e-mails maliciosos conferem a principal tentativa de ataque cibernético, como aponta relatório da Kaspersky.
Diante deste contexto, em um universo corporativo com cada vez mais preocupação sobre confidencialidade de dados e inteligência de negócios, a segurança na internet pode ser o principal ponto de atenção das organizações.
Por isso, preparamos esse artigo com as melhores práticas sobre segurança na internet para empresas. Confira!
Leia mais: Segurança digital: saiba como evitar as 350 mil tentativas de ataques cibernéticos diárias
Conheça as 5 principais dicas sobre segurança na internet para empresas
-
Mantenha sua equipe atualizada sobre cybersecurity
O primeiro passo para evitar problemas de segurança na internet em uma empresa é manter os colaboradores capacitados sobre as melhores práticas de cibersegurança.
Para isso, é importante manter uma periodicidade de treinamentos sobre o tema para que os profissionais tenham atenção com os seguintes pontos:
-
Conheçam os principais ataques cibernéticos
-
Saibam identificar se um link é falso
-
Identifiquem um e-mail malicioso
-
Entendam o que são sites considerados nocivos
-
Evitem download de arquivos suspeitos
-
Compreendam os perigos dos softwares piratas
-
Entendam a importância das atualizações dos sistemas e softwares
-
Defina uma política de regras para o uso de internet na organização
Em seguida, reúna-se com sua equipe de TI, ou, caso não tenha, procure por documentos padrão dos grandes players do mercado, para definir a política sobre o uso de internet na empresa.
Desta maneira, os colaboradores sabem exatamente o que pode ser instalado, limite de acessos, regras para utilização de notebooks, tablets e smartphones pessoais no ambiente de trabalho e muito mais.
Essas regras precisam ser amplamente divulgadas para que os profissionais sigam à risca o regulamento e evitem problemas de segurança na internet corporativa.
-
Utilize senhas seguras
A partir da evolução da tecnologia e também dos hackers, as senhas estão cada vez mais vulneráveis. Por isso, para evitar problemas, como vazamentos de dados e até prejuízos financeiros, utilize essas dicas:
-
Crie senhas com 12 ou mais caracteres
-
Utilize a combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos
-
Não use sequências simples, como 123456, ou informações óbvias, como data de aniversário, para criação das senhas
-
Instale antivírus de confiança em todos os dispositivos da empresa
A instalação de antivírus em todos os dispositivos da empresa, inclusive smartphones e tablets, também é imprescindível para a segurança na internet.
Nesse sentido, é preciso destacar que, nas organizações, é importante contar com softwares antivírus com licenças pagas, configurados corretamente e que entreguem a proteção de acordo com as particularidades do negócio.
-
Conte com uma empresa terceirizada
Muitas empresas não têm profissionais disponíveis e com as habilidades necessárias para garantir a segurança na internet corporativa.
Nesse caso, contar com uma empresa terceirizada é fundamental, já que a organização tem toda a expertise para entregar o que existe de melhor em cybersecurity.
Saiba mais: O que é cibersegurança e como ela pode proteger os dados da empresa?
Conte com a Segura
Como visto, contar com ajuda de profissionais especializados pode ser importante para evitar ataques cibernéticos e garantir a segurança na internet corporativa.
Neste sentido, a SEGURA tem mais de 26 anos de experiência de mercado, com especialização em cibersecurity, inteligência de dados, automação, monitoramento e segurança eletrônica.
No caso de cibersegurança, oferecemos serviços como proteção de senhas, instalação e gestão de firewall interno e externo, segurança eletrônica, testes periódicos e muito mais!
Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha a melhor solução de cibersegurança!