Entenda o que é, como funciona, quem são os responsáveis e quais são as vantagens do plano de manutenção para condomínios residenciais
O portão da garagem quebrado, elevador parado por problemas técnicos e canos estourados com vazamento de água para todo lado são algumas das ocorrências comuns em empreendimentos que não contam com um plano de manutenção para condomínios residenciais.
Para se ter ideia, implementar um cronograma de manutenção preventiva reduz os custos com reparos e consertos em até 5 vezes, de acordo com levantamento do portal SíndicoNet.
Por isso, trabalhar com um plano de manutenção, além da redução de custos, promove o funcionamento correto de todas as instalações do empreendimento, principalmente as de maior valor, como: bombas d’água, elevadores, sistemas de segurança e muito mais.
Diante disso, preparamos esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre plano de manutenção para condomínios residenciais. Continue a leitura!
Leia também: Saiba o que é BMS (Building Management System)
Entenda o que é o plano de manutenção para condomínios residenciais
De acordo com a NBR 5674, o plano de manutenção para condomínios residenciais é um conjunto de atividades com o objetivo de conservar ou recuperar a capacidade funcional do empreendimento para atender as necessidades e a segurança dos seus usuários.
Saiba quando o plano deve ser colocado em prática
Assim que o empreendimento é entregue pela construtora, o responsável pela edificação deve aplicar o plano de manutenção.
Atualmente, a tecnologia, por meio da automação de sistemas, facilita a gestão dessa manutenção, já que sensores podem indicar o status de funcionamento das principais instalações de um empreendimento.
Conheça como funciona o plano de manutenção para condomínios residenciais
Na prática, o plano de manutenção predial funciona de duas maneiras: preventiva, com revisões, inspeções, checagens e pequenos reparos periódicos, de acordo com as instruções do fabricante, e as corretivas, que devem acontecer em menor escala, que é quando um equipamento apresenta falha que comprometa o seu funcionamento e o reparo é realizado em caráter emergencial.
Vale destacar que, a partir de um plano de manutenção para condomínios residênciais, os equipamentos e instalações do empreendimento têm maior vida útil, o consumo de energia da edificação é reduzido e, consequentemente, os custos também diminuem.
Confira em quais aparelhos o plano de manutenção predial pode ser aplicado
Basicamente, todas as instalações de um condomínio precisam de manutenção. Desta maneira, sistemas elétrico, hidráulico, civil e de detecção e combate a incêndio são alguns bons exemplos das áreas que o plano de manutenção predial deve cobrir.
Saiba quais são as vantagens deste plano de manutenção predial
O plano de manutenção para condomínios residenciais visa a conservação do empreendimento com todos os aparelhos, sistemas e instalações funcionando corretamente, de acordo com o indicado pelos fabricantes.
Assim, essa gestão promove uma série de vantagens aos moradores e administradores. Confira as principais:
- Prolonga a vida útil dos aparelhos, sistemas e equipamentos de um condomínio
- Aumenta o conforto e confiabilidade
- Diminui o desgaste natural da edificação
- Evita a deterioração prematura das instalações
- Reduz custos de manutenção e de despesas em geral
Entenda quem é o responsável pelo plano de manutenção para condomínios residenciais
Antigamente e até hoje em alguns empreendimentos, o responsável pelo plano de manutenção para condomínios residenciais é o zelador.
Mas apesar de toda a dedicação do profissional, atualmente, o ideal é contar com uma empresa especializada nesta gestão de condomínios.
Isso não elimina o trabalho do zelador, apenas garante o apoio de especialistas pela manutenção a partir de uma organização que tenha os profissionais e o cronograma adequados para os reparos.
Leia também: Automação: conheça as principais tendências na área de facilities
Conte com a Segura
Como visto, a tecnologia é fundamental para a eficiência do plano de manutenção para condomínios residenciais. Neste caso, uma empresa especializada pode contribuir para a otimização desses serviços.
Para atender a essa demanda, a Segura tem mais de 25 anos de experiência de mercado, com especialização em monitoramento remoto de dispositivos IoT com inteligência de dados, gestão profissional de processos e sistemas, implementação de plano de manutenção, workflow do plano de manutenção, portaria virtual e remota e segurança eletrônica.
Entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas e tenha as melhores soluções para o seu empreendimento!